As áreas rurais podem utilizar sistemas on-grid, conectados à rede elétrica da concessionária, ou off-grid, autônomos com uso de baterias. No modelo on-grid, a energia solar gerada durante o dia é consumida na hora ou enviada em excesso para a rede, gerando créditos que podem reduzir ainda mais a conta de luz. Já no off-grid, o excedente é armazenado em baterias para uso durante a noite ou em dias nublados, ideal para propriedades sem acesso à rede pública.
Um painel converte a luz solar em energia elétrica, que passa por um inversor e se transforma em corrente alternada — padrão utilizado por equipamentos agrícolas e residenciais. A adoção de baterias ou injeção na rede depende do tipo de sistema escolhido.
A energia solar tem diversos usos estratégicos, tais como:
Além disso, sistemas conectados on-grid permitem autoprodução, e os créditos podem ser usados em outras propriedades sob o mesmo CPF/CNPJ, desde que dentro da mesma distribuidora.
Apesar do custo inicial relativamente alto, os sistemas solares se pagam geralmente entre 2 a 5 anos, dependendo do tamanho do sistema, incidência solar e consumo da fazenda. Após esse período, a economia é praticamente líquida até os 25 anos de vida útil estimada dos painéis.
Além das finanças, a adoção da energia solar melhora a imagem da propriedade e reduz a emissão de gases de efeito estufa — o que pode gerar certificações ambientais e valorizar o imóvel em até 10%. É uma estratégia alinhada com práticas sustentáveis que atraem investidores e consumidores.
Para produtores rurais, energia solar significa:
Solicite um orçamento gratuito e personalizado. Oferecemos soluções completas em energia solar, com dimensionamento preciso, alto retorno sobre o investimento e opções de financiamento acessíveis. Leve mais economia, eficiência e sustentabilidade para o seu negócio rural!
Entre em contato!